Arabutã desenvolve ações de sanitização e higienização do município

Publicado em 04/05/2020 às 13:52 - Atualizado em 04/05/2020 às 13:52

Como forma de conter o avanço do contágio e transmissão do Covid-19, a Administração Municipal de Arabutã está realizando a sanitização frequente das áreas comuns nas Unidades de Saúde, e Secretaria Municipal de Saúde; além de priorizar pela higienização dos equipamentos e consultórios das Unidades de Saúde, e da higienização da frota de veículos da Secretaria Municipal de Saúde.

Buscando orientar e informar os munícipes, a Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica adotou medidas preventivas como: instruir todas as pessoas que ao tossir ou espirrar cubram o nariz e boca com o cotovelo flexionado (antebraço) ou utilize tecido ou lenço de papel, descartando-os após o uso; lavar as mãos frequentemente com água e sabão, e no caso de não possuir água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool; evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência; manter os ambientes bem ventilados; permanecer em casa o maior tempo possível; procurar a Unidade Básica de Saúde caso apresente febre, tosse, dificuldade de respirar e histórico de viagem ou contato com casos suspeitos ou confirmados e intensifica a atenção aos idosos, mantendo-os protegidos e evitando contatos com crianças e casos suspeitos.

Busca, identificação e atendimento de caso suspeito

O Poder Público Municipal desenvolveu uma série de estratégias como: identificar na comunidade todas as pessoas, independentemente da idade, que apresentem febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia, prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais, entre outros); e assim, acolher e avaliar rapidamente todas as pessoas identificadas com os sinais e sintomas descritos, bem como todos aqueles que procurarem a Unidade Básica de Saúde com o mesmo quadro, fornecendo máscara cirúrgica, e dando continuidade as ações para os casos suspeitos e orientações para o isolamento domiciliar para os casos suspeitos, e quarentena para os casos confirmados.

Identificação de contactantes

O Município tem um plano de ação para identificar todas as pessoas que tiveram ou têm contato com caso suspeito ou confirmado e apoiar a equipe da vigilância na realização de busca ativa. Os contatos próximos de uma pessoa com suspeita de coronavírus (COVID-19) devem ser acompanhados e monitorados quanto à apresentação de sinais e sintomas. A intenção da Secretaria Municipal de Saúde, é na presença de sinais e sintomas, garantir avaliação e encaminhamento para unidades de referência.  Todas as medidas e ações desencadeadas são válidas durante o período de calamidade pública e são revisadas e reformuladas conforme a necessidade. A atividade essencial neste momento é a total dedicação ao cuidado da saúde e segurança dos munícipes.

A Administração Municipal conta com o apoio e a compreensão da comunidade arabutanense. Lembrando que, é dever de todo cidadão, não causar dano ao outro. O que significa que um indivíduo, um cidadão, não pode agir de modo a causar dano a outrem, devendo respeitar seus direitos, como o direito à saúde, e então seguir e respeitar solicitações e orientações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica.