Município de Arabutã decreta obrigatoriedade do uso de máscaras

Publicado em 04/05/2020 às 13:49 - Atualizado em 04/05/2020 às 13:49

O Município de Arabutã está reforçando as medidas protetivas para evitar o avanço do coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde mantém o trabalho de orientações à população, solicitando para que os cidadãos evitem aglomerações, usem o álcool/gel, mantenham os ambientes arejados, lavem as mãos constantemente com água e sabão e, se estiverem com um quadro gripal ou pertençam aos grupos de risco, que permaneçam em suas casas. Para redobrar os cuidados, o Município decretou a obrigatoriedade do uso de máscaras, adquiridas em estabelecimentos próprios ou produzidas de forma artesanal. Também de acordo com o decreto fica proibida a circulação das pessoas com diagnóstico suspeito ou confirmado, ou a quem tenha sido recomendado, por médico ou agente de vigilância epidemiológica, isolamento e quarentena.

De acordo com a prefeita de Arabutã, Leani Schmitt, o objetivo do decreto é criar mais um importante mecanismo de proteção contra o coronavírus. “O uso de máscaras tem sido uma medida indispensável de proteção às pessoas. É uma importante ferramenta de proteção. Aliado a outras medidas já anunciadas e recomendadas pelo Ministério da Saúde, o uso das máscaras pode impedir a progressão do vírus. É uma forma das pessoas se protegerem e protegerem os outros”, assinala. O descumprimento das medidas implicará nas sanções previstas na legislação pertinente.

A Administração Municipal de Arabutã tem trabalhado intensamente para que os munícipes estejam protegidos. Conforme a prefeita, para superar esse momento de apreensão, é preciso que os cidadãos estejam atentos às formas de proteção. “É um momento em que todos precisam se cuidar. Nós dependemos uns dos outros. Qualquer atitude individual, que destoe de uma ideia de cuidado coletivo, pode ser prejudicial para toda a sociedade. Precisamos criar uma cultura de um cuidado coletivo. Isso fará uma grande diferença”, observa.

A prefeita Leani Schmitt acrescenta que a Municipalidade tem mantido um canal transparente com a comunidade. Todas as informações sobre os cuidados, as formas de prevenção e a investigação de possíveis casos estão sendo compartilhadas com o público através das redes sociais e sendo repassadas aos veículos de comunicação da região, através dos conteúdos produzidos pela Assessoria de Imprensa.