Comunicado Secretaria de Educação

Publicado em 16/04/2020 às 19:01 - Atualizado em 16/04/2020 às 19:01

Desde o início da suspensão da aulas em todo estado, a Secretaria Municipal de Educação do Município, junto a equipe de planejamento estratégico emergencial, vem trabalhando incansavelmente...  Foram feitos vários estudos, debates, análise, reuniões virtuais, traçando diferentes cenários e simulações. Em função da prorrogação da suspensão das aulas até dia 31 de maio, algumas possibilidades tiveram que ser descartadas e remodeladas.

Todo o trabalho, na educação, é pautado no Plano Municipal de Educação, nos Projetos Político Pedagógicos das escolas e no calendário escolar. No entanto, a incerteza de prazos e cronogramas de retorno as atividades escolares habituais, torna inseguro todo e qualquer cenário que possamos desenhar prematuramente. Portanto, o contexto que se apresenta na educação atualmente, é muito complexo e exige muita cautela e responsabilidade em nas ações, isso demanda muito planejamento e organização, onde é necessário considerar os profissionais, os alunos e sua aprendizagem, os aspectos financeiros e os processos que podem ser considerados nestas circunstâncias.

Pensando em tudo isso, está em construção o plano emergencial, com diagnósticos da realidade, apresentando um cronograma de atividades a serem realizadas com os professores e alunos.

Após o período de recesso escolar e férias dos coletivas dos profissionais da educação, acontecerá uma semana de planejamento e formação, para desenvolver um conjunto de ações coordenadas para viabilizar atividades complementares aos alunos, procurando atender a todos de forma equânime e com a maior qualidade possível, dentro da situação que vivenciamos.

Essas atividades complementares não presenciais passarão a ser disponibilizadas a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino a partir do dia 27 de abril, de forma que todos tenham a oportunidade de acesso a atividades escolares no período de distanciamento social.

A equipe realizou uma pesquisa com as famílias para diagnosticar o acesso à internet de todos os alunos da rede, portanto irá utilizar as soluções de maior e fácil acesso à comunidade escolar.

Todas as turmas da rede municipal de ensino possuem grupos de whatsApp com os pais dos alunos, onde as orientações e informações estão sendo repassadas. Para os alunos que não possuem acesso a internet, as atividades complementares serão encaminhadas às famílias.

Estas atividades escolares tem o objetivo manter as crianças em constante aprendizagem, pois o período de suspensão das aulas é longo e elas não podem ficar paradas tanto tempo. Sabemos que podemos contar com as famílias, que dentro de sua rotina diária precisarão organizar os estudos e atividades com os filhos. Isso também é um desafio para todos. Da mesma forma que os profissionais das escolas reinventam seu modo de interagir e ensinar, os pais reinventam a sua forma de auxiliar os filhos na aprendizagem.

Sabemos que não há como transpor a escola para a casa, que o trabalho de interação entre professor e aluno é essencial para aprendizagem, mas agora é o momento de reafirmarmos a parceria entre escola e família. E juntos educarmos e cuidarmos das nossas crianças, nesse momento em que a vida está ameaçada e que todos nós precisamos tanto de todos nós.

#educação#coronavírus#parceriadetodos#