II Seminário das Famílias Rurais mobiliza o Vale da Produção

Publicado em 29/10/2019 às 16:48 - Atualizado em 29/10/2019 às 16:48

No Vale Da Produção, composto por Arabutã, Ipumirim e Lindóia do Sul, a agricultura é a base da economia. As pessoas se dedicam e têm nas atividades rurais o seu sustento. No dia 23 de outubro, foi realizado o Seminário das Famílias Rurais do Vale da Produção. O evento ocorreu no Distrito de Nova Estrela.

Na parte da manhã, as famílias foram recepcionadas com café da manhã, e após a abertura foram realizadas duas palestras, sendo a primeira proferida pela Extensionista Social da Epagri, Neiva Dalla Vecchia, falando sobre “Agricultura como Meio e Modo de Vida – Perspectivas de Futuro na Produção de Alimentos”. A segunda palestra teve como tema a “Agricultura familiar e produção de alimentos: saber, sabor e saúde”, realizada pela Extensionista Social Lilian Mortari Castelani. O almoço servido para o publico foi proveniente de recursos da Epagri, sendo que para a preparação houve o auxilio de membros da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Brasil.

À tarde, foram organizadas quatro oficinas, sendo: “Noções de Jardinagem e Ornamentais”, conduzida pela Extensionista Rural, Viviane Bittencourt da Silva. Essa atividade contou com a parceria do IFC campus Concórdia, o qual cedeu plantas ornamentais para exposição e doação. As Extensionistas Sociais Odete Reck Forchesatto e Carmem Danusia Bonissoni fizeram receitas de pão integral de liquidificador e bolo de banana com aveia na oficina “Alimentação Saudável”. Rosani Michelon, Extensionista Social, apresentou os usos e contra indicações das “Plantas Medicinais” liberadas pela ANVISA. A quarta oficina foi realizada em parceria com o Capa (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia), Núcleo Erechim. O tema abordado foi a importância das “Sementes crioulas”.

O evento é uma realização conjunta dos Escritórios Municipais da Epagri de Arabutã, Ipumirim e Lindóia do Sul. Trata-se de uma ação itinerante. Em 2018 foi realizado em Lindóia do Sul e em 2020 será em Ipumirim. Os escritórios municipais contam com a parceria das prefeituras dos respectivos municípios, que auxiliam na decoração, transporte, divulgação do evento e também na organização e realização. Nesse ano, as entidades parceiras foram: SICOOB CREDIAUC, CRESSOL, SICREDI, TECCHIO REPRESENTAÇÃO COMERCIAL DE IPUMIRIM e BIO TER.