---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Protetores Ambientais de Arabutã fazem plantio de árvores

Publicado em 30/05/2019 às 11:00 - Atualizado em 30/05/2019 às 11:01

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Arabutã, em parceria com o Consórcio Lambari, e os Protetores Ambientais Mirins, realizaram plantio de mudas de árvores nativas em área de preservação permanente em torno do Lajeado Pipoca.Uma iniciativa que fomenta a educação e a proteção ao meio ambiente.

 

O Município de Arabutã está inserido no Projeto "Protetores Ambientais", desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental (PMA). O programa tem foco na educação informal de adolescentes da rede pública e privada de ensino com questões relacionadas ao meio ambiente. Através da iniciativa, PMA almeja desenvolver nos futuros tomadores de decisão uma consciência ecológica, através de práticas voltadas à preservação do meio ambiente e integração social, bem como fortalecer o espírito de união e reciprocidade entre os integrantes, que lhes permita ponderar suas atitudes e influenciar as ações e omissões dos demais interantes do meio socioeconômico em que estiverem inseridos.

 

Para ingressar no Projeto "Protetores Ambientais", o aluno passa por um teste teórico aplicado por integrantes da Polícia Militar Ambiental. Tal teste é composto de questões objetivas relacionadas à temática ambiental, fauna, flora, recursos hídricos e outras problemáticas ambientais. A classificação dos alunos se dá pela maior nota nas questões objetivas, porém o rendimento escolar anual fica como critério de desempate. As disciplinas ministradas no Protetor Ambiental são: um breve histórico da Polícia Militar, a conceituação de biodiversidade, flora, fauna, bem como os problemas trazidos pela caça e criação em cativeiro. Estudam ainda a poluição, o lixo, a agricultura, o solo e a pesca.