Prefeitura de Arabutã presta contas a agricultores de Nova Estrela

Publicado em 16/05/2019 às 13:11 - Atualizado em 16/05/2019 às 13:11

A prefeita de Arabutã, Leani Schmitt, esteve reunida na segunda-feira, dia 13 de maio, com a diretoria da Associação de Agricultores do Distrito de Nova Estrela. Na oportunidade, ocorreu a assembleia de prestação de contas e eleição da nova diretoria da entidade. Acompanhada pelo diretor de agricultura, Douglas Braun, a prefeita fez uma explanação sobre as principais ações da Administração Municipal em favor da área agrícola.

Neste ano, a Municipalidade repassou à Associação de Agricultores de Nova Estrela uma ensiladeira de duas linhas e um distribuidor de adubo líquido.  O Governo do Estado deverá destinar entre os meses de junho e julho, outros equipamentos para atender à área rural. Estão sendo aguardados: um trator, duas carretas basculantes e mais duas ensiladeiras. De acordo com a prefeita, a intenção é fazer outras aquisições de equipamentos. No ano passado, o Município investiu cerca de R$ 60 mil em manutenção de máquinas. Neste ano, os investimentos neste quesito já chegaram a R$ 46 mil.

Durante o encontro com os membros da Associação de Agricultores de Nova Estrela, a prefeita Leani Schmitt, comentou sobre outros temas de interesse do setor como: o recolhimento dos animais mortos nas propriedades rurais e os incentivos aos plantios de sementes de pastagens, mudas frutíferas, erva mate, pinus e eucalipto. A prefeita falou também sobre o programa de inseminação, programa de proteção de fontes e recolhimento do lixo nas comunidades do interior (uma vez por mês).

A Administração Municipal vem investindo no incentivo a novas unidades produtivas e no cascalhamento dos acessos às propriedades.  Só ano passado, foram executados 838 serviços dentro das propriedades. Por fim, a prefeita Leani Schmitt destacou a importância do trabalho da EPAGRI no município e agradeceu a todos agricultores que participaram da Expo Arabutã 2019.

Ainda durante a reunião com os membros da Associação de Agricultores do Distrito de Nova Estrela, os agricultores lamentaram a ausência dos vereadores que, segundo eles, não têm participado das discussões dos temas que interessam ao setor. Os produtores entendem que é necessários um maior comprometimento de todos os setores para o fortalecimento do meio rural.