Gincana de Alimentação e Saúde Bucal

Publicado em 07/11/2018 às 15:33 - Atualizado em 08/11/2018 às 15:29

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, e ao Dia do Dentista, 25 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde e da Educação, através das nutricionistas Adriana Urquhart Duarte e Sílvia S. S. da Rocha e odontóloga Luciana Cassol, realizaram no dia 29 de outubro, a 1ª Gincana de Alimentação e Saúde Bucal no Núcleo Educacional Nova Estrela, contemplando as turmas do maternal 2, Pré 1 e 2, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano.

O objetivo foi conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância do cuidado com a saúde bucal e de ter hábitos alimentares e de vida adequados. Para tanto, as profissionais desenvolveram atividades práticas a fim de orientar e informar sobre os temas de forma dinâmica, lúdica e prazerosa.

Para as turmas do maternal, pré e 1º ano, as profissionais realizaram atividade em sala, de forma lúdica e divertida, sendo possível observar que mesmo nessa idade os alunos já possuíam conhecimentos prévios sobre saúde bucal e alimentação saudável.

Os alunos do 2º, 3º e 4º ano foram divididos em duas equipes, eles competiram entre si, objetivando concluir as atividades propostas e, ao final, ganharam uma medalha como prêmio. A turma do 5º ano também participou da Gincana, competindo entre si.

Ao final, as profissionais ressaltaram que a Gincana proporcionou um momento agradável, de sociabilização e aprendizado entre os alunos, concluindo que a iniciativa é um exemplo de alternativa para se trabalhar de maneira lúdica e sem grandes recursos, os conceitos de alimentação saudável e nutrição, e saúde bucal. Com os procedimentos apropriados é possível levar os participantes a desenvolverem uma discussão saudável sobre a relação entre a alimentação, nutrição, higiene e saúde.