Arabutã preparado para o retorno das aulas

Devido as mudanças ocasionadas pela pandemia do Coronavírus, o setor de educação precisa cumprir uma série de adaptações para receber os servidores e alunos e oferecer um ambiente o mais seguro possível para poder retomar as atividades. Em Arabutã, a rede municipal de ensino tem buscado aperfeiçoar e adaptar as escolas para nos próximos dias poder atender a demanda. São recursos tecnológicos, materiais de proteção para servidores, alunos e para os ambientes escolares, além de capacitação dos professores que iniciou no ano passado e tem sequência nesse início de 2021.

Foram adquiridos televisores Smart 50” para todas as salas de aula, podendo ser usados como monitor para pesquisas, aulas online, vídeos informativos, projetação de atividades e imagens, além de 20 notebooks que já foram entregues aos professores através de termo de cessão de uso, e outros dez deverão ser entregues nos próximos dias. Foram disponibilizados ainda, webcam para processar imagens da aula em vídeos, microfones de lapela, mesa digitalizadora que pode ser espelhada na TV permitindo desenhar, escrever, fazer correções e outros e um tablete para cada escola da rede municipal.   O investimento é de R$ 133.460,00 e os recursos são da secretaria de educação.

A secretária Edenice Patzlaff, explica que a situação que nos encontramos atualmente está proporcionando novos jeitos de aprender e ensinar, com diferentes recursos didáticos que ampliam o acesso à informação, algo anteriormente não tão utilizado presencialmente. “A tecnologia veio para contribuir de forma positiva. Mesmo para a geração digital que temos hoje, o papel do professor neste contexto é ainda mais necessário. Ela é um meio para o fazer pedagógico e neste momento, conecta pessoas, aproxima as distâncias, facilita interação e dinamiza o trabalho que será retomado mais intensamente”.

AUXÍLIO

Saúde adquire EPIs para disponibilizar nas escolas

Para ampliar a proteção dos professores, alunos e servidores, a secretaria de saúde também está auxiliando as escolas com EPIs. O secretário de Saúde, Cleiton Lemen, comenta que a secretaria fez a aquisição de máscaras descartáveis, máscaras PFF2, máscaras de tecido adulto e infantil, álcool em gel, avental, lixeiras para descarte de materiais contaminados, protetor facial, propés, toucas, tapetes de higienização, termômetros digitais e totem dispenser de álcool em gel. “São itens que vem garantir o retorno seguro das aulas no município, estamos juntando esforços para oferecer maior suporte possível para proteger a saúde de todos”. O investimento do setor de saúde para auxiliar a educação foi de R$35 mil.

EXAMES

Professores fazem teste para retornar à escola

No início desta semana, a secretaria de Saúde de Arabutã, através da Vigilância Epidemiológica, testou quarenta profissionais da educação, no intuito de garantir o retorno seguro das aulas, tanto para os alunos, famílias bem como para os próprios profissionais, que estarão a partir dos próximos dias, tendo um contato mais intenso. Os testes já foram disponibilizados e nenhum dos profissionais testou positivo para a doença. A secretaria estará mantendo o contato com o setor de educação também durante o ano letivo a fim de monitorar os profissionais e também os alunos para garantir a segurança e auxiliar caso houver necessidade tanto para exames quanto para auxilio de equipamentos de proteção.

Fonte: Juliane Rell